Delegar o marketing? Nem pensar!

Por que é um erro delegar o Marketing da minha empresa?

Delegar o marketing? Nem pensar!

Várias vezes somos procurados por administradores que enxergam na gente a capacidade de ditar o ritmo e descobrir novos ares para as suas empresas. Contudo, a primeira pergunta que nos vem à cabeça é se realmente todo mundo entende a diferença de Marketing e Comunicação. Parece banal, simples demais. Mas é recorrente a confusão.

Marketing é tudo que envolve a estratégia do negócio. É parte fundamental do futuro da empresa, é a área e o “como” se define o posicionamento no mercado. É a decisão de fazer ou não uma promoção, baixar ou não os preços, analisar a concorrência. Mais que isso, é a área que define a tendência e o que a companhia pensa para o seu futuro de curto, médio e longo prazo.

Para elaborar isso, é necessário que se conheça o mercado, se entenda o hábito de consumo do seu público alvo, perceba o que mais influencia a decisão na sua região de atuação e, é claro, analise as ações da concorrência e os pontos fracos da sua empresa para delimitar os principais fatores que estão contra o nosso crescimento.

Por outro lado, a comunicação é a parte de “contar ao mercado” a estratégia definida. É o melhor jeito de fazer com que essa informação vá diretamente ao consciente e inconsciente do público. É o método de fazer com que a sua empresa e a sua estratégia seja percebida, seja por rádio, tv, jornal, internet, site, social media, moto de som, panfleto na rua, avião na beira da praia (quem nunca viu), ou até mesmo fazendo ou patrocinando eventos.

Uma agência que tem a experiência e capacidade de atendimento em mais de 10 estados do Brasil certamente auxilia nesse processo. Estamos sempre dispostos a ajudar e (quase sempre) somos chamados a interferir diretamente no marketing de cliente.

Não temos dúvida que a comunicação de uma empresa é delegável. Executar com cuidado a melhor forma de executar um plano criado previamente é uma tarefa difícil, complicada e que demanda experiência. É uma responsabilidade e tanto definir qual o meio de comunicação mais eficiente para atingir o resultado previsto pela estratégia adotada.

Agora, meus amigos, definir e criar a estratégia do seu negócio está nas suas mãos. Mas você pode contar com a colaboração do ClubedeMídia para isso. Aqui no Clube participamos ativamente em todas as decisões. Ajudamos na elaboração de preços, na análise de mercado, no estudo da concorrência e na criação de promoções. Buscamos entender o seu mercado para sermos ainda mais eficientes, mas sempre a participação do nosso cliente (você) é fundamental. Afinal, você chegou até aqui sem a gente.

O seu expertise, o seu conhecimento é o maior e melhor ingrediente do seu crescimento. Nunca delegue totalmente o seu marketing, afinal o seu feeling e aquele bom e velho know-how que você tem aí são infalíveis.

Jonathan Jandrey Borges

Diretor do Clube