Leveza, proporção e simetria na arte publicitária.

Como aplicar harmonia, leveza e proporção nas peças publicitárias?

Leveza, proporção e simetria na arte publicitária.

A cada peça feita para o cliente, o publicitário tem como objetivo criar algo incontestavelmente lindo, incomparável, algo de tão único que poderia facilmente ser chamado de arte. Aliás, normalmente é chamado assim. Contudo, para acontecer esta criação nem sempre existe a inspiração.

Claro que há fórmulas para exercitar a criatividade, porém, tudo se resume na referência. Afinal, como disse Antoine Lavoisier (1743-1794), já que estamos falando de referência: no mundo nada se cria, tudo se transforma. Então, para transformar a necessidade do cliente em algo memorável para sua empresa e, ao mesmo tempo, uma arte única, precisamos de referências.

Tá, e onde os publicitários buscam as referências? É relativo para cada trabalho, porém, existe uma que quando usada acrescenta mais simetria, leveza e proporção para a criação da peça.

Estamos falando da Proporção Áurea, que é um método já utilizado há muito tempo. Um exemplo para compreendermos sua longevidade são as pirâmides egípcias, que foram construídas seguindo esta proporção.

Outra dúvida que deve surgir é: como algo aplicado em uma construção de pirâmide pode ser usado numa peça publicitária? Para entender isto, precisamos conhecer um pouco mais sobre a Proporção Áurea, ou Proporção Divina, como também é conhecida.

Bom, ela é uma constante real algébrica irracional. Calma! Vamos explicar. Isso quer dizer que: se você pegar uma linha e dividir em duas partes onde, por exemplo, cada pedaço seja respectivamente A=2 e B=3 o resultado do total da linha é 5, pois é a soma de A+B. E agora se dividirmos o valor total da linha pela parte maior, representada pela letra B, teremos 5/3 que dará o resultado de 1,66. Este resultado é a média aproximada do Phi (φ), que também é conhecido como número de ouro.

Número de ouro? Isso mesmo! O Phi está presente em toda a natureza e em muitas obras feitas pela humanidade. Na natureza podemos citar a proporção do corpo humano, nas pétalas das flores, nos crescimentos dos galhos, etc. Pela humanidade temos o Parthenon, as Pirâmides do Egito, a nona sinfonia de Beethoven, o quadro Mona Lisa, o desenho do Homem Vitruviano, etc.

Ao colocar a Proporção Áurea em uma peça publicitária, o profissional busca imitar a natureza com composições visuais de proporções perfeitas dando harmonia necessária para simetria, leveza e perfeição. Alguns logos que seguem esta ideologia são: Twitter, Apple, Pepsi, Toyota e Mercedes-Benz.

E por fim, é importante saber que nem sempre este método será satisfatório para todos, afinal gosto é subjetivo. Contudo, leveza, proporção e simetria estarão garantidas à peça publicitária criada.

Diego Câmara Lopes

Diretor de Arte do Clube