Do atendimento ao entendimento

Como entender o cliente para atendê-lo de forma eficiente?

Do atendimento ao entendimento

O principal objetivo de qualquer empreendimento é, inegavelmente, crescer e prosperar, conquistando clientes e aumentando a receita, independente do ramo de atuação ou segmento onde a empresa está inserida. Dessa forma, é necessário abrir bem os olhos e ouvidos, pois essa evolução envolve muitos elementos, taxas, cotações, compras, vendas, concorrentes, preços, matéria prima, oferta, procura e muito mais. Mas o mundo dos negócios é constituído por pessoas, mais especificamente, os clientes, pois são eles que fazem esse mundo girar. Assim, a atenção deve estar totalmente inclinada ao mercado consumidor e ao relacionamento com essas pessoas que são a principal razão das empresas existirem.

Todos nós somos clientes. Pense em um local: restaurante, farmácia, posto de gasolina. Qualquer um onde você, cliente, tenha realmente ficado satisfeito com o atendimento prestado. Pensou? Então, o que aconteceu para lhe causar essa boa impressão? A atendente foi educada, atenciosa e propositiva? O atendente foi claro, gentil e empático?
São muitos os aspectos que podem envolver a sensação do bom atendimento. A cada etapa do processo, com um já cliente ou possíveis clientes, a atenção deve ser total. Pois não basta atender, é preciso entender. O entendimento passa por vários momentos. Inicialmente ouvir a necessidade, objetivo ou meta do cliente; depois deve-se perceber e sentir o desejo; captar a intenção, constatar a razão, o porquê; avaliar de forma técnica e prática; discutir, questionar e julgar; entrar em acordo, tomar uma decisão e concluir a solicitação.

Além disso, o bom entendedor deve se colocar no lugar do cliente. Ver a sua empresa com os olhos do consumidor, esteja este satisfeito ou descontente. Desta forma, poderá detectar pontos fracos e ameaças ao negócio. A empresa também deve se manter atenta e não cometer erros como subestimar ou superestimar o cliente, cair na zona de conforto, ter deficiências na equipe de venda, atendimento e suporte, ou pecar na qualidade do produto ou serviço.
Assim, esse entendimento do cliente e do negócio é dado essencialmente pelo relacionamento entre empresa e cliente, pois para entender, é preciso se relacionar, se aproximar e manter contato. E é exatamente isso que nós, do Clubedemídia, fazemos diariamente.

O dia a dia em uma agência de publicidade é bastante intenso. Recebemos demandas a todo instante, ligações, dúvidas, mensagens em todos os meios de comunicação, e somos nós, atendentes publicitários, os responsáveis por conciliar todas as solicitações e otimizar a gestão do tempo. Somos o principal fluxo de entrada e saída da agência, afinal, tudo passa pelo atendimento. Nosso foco é tornar o atendimento menos engessado e o mais humanizado possível, e para isso nos empenhamos muito em entender os clientes. Por esse motivo insistimos tanto na importância de mantermos esse contato, seja diário, semanal ou quinzenal, porque precisamos estar próximos para que seja possível compreender as solicitações e produzir e entregar com assertividade, palavra esta que norteia o nosso trabalho diário.

Somos uma equipe além do óbvio. E, por isso, não apenas realizamos um bom atendimento. Porque para ir além, isso não basta. Nós atendemos, e mais do que tudo, entendemos. Essa é a chave para todos os negócios prosperarem e serem, também, empresas além do óbvio.

Camila Schneider Linhares, Emilly Rodrigues, Jenifer Becker e Joice Ribeiro

Atendimento Clube de Midia